Exames

TCF/TEF

O TCF – Test de Connaissance du Français (Teste de Conhecimento do Francês) é um teste de nível linguístico do Ministério da Educação Nacional Francês. É destinado ao público não francófono que deseja validar de maneira simples e segura seus conhecimentos de francês por razões pessoais, profissionais ou de estudo.

Esse teste padronizado e mensurado foi criado pelo CIEP (Centro Internacional de Estudos Pedagógicos) que o administra e fornece um atestado classificando o candidato em um dos seis níveis da escala de competências definida pelo Conselho da Europa (Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas – CECR), que vai do nível A1 (introdutório) ao nível C2 (de domínio da língua).

O TCF é válido por dois anos. Se o candidato julgar que seu resultado no teste não foi satisfatório, poderá refazê-lo desde que o intervalo entre uma sessão e outra respeite o prazo mínimo de dois meses.

Os estudantes que realizaram um TEF – Test d’Evaluation de Français (Teste de Avaliação de Francês) e obtiveram pontuação mínima de 14/20 na prova escrita desse teste, bem como titulares do diploma DELF B2 ou DALF C1 ou C2 não necessitam realizar o TCF, desde que cumpram a exigência de nível de francês requerida pela instituição de ensino escolhida. Cada instituição tem autonomia para definir o nível de francês exigido, podendo variar de acordo com o curso e o nível de estudos. Titulares de um diploma de baccalauréat français também estão dispensados de apresentar um teste de proficiência.

TCF DAP

TCF DAP - Demande D'admission Préalable

TCF TP

TCF TP - Tout Public

TCF Québec

TCF Québec

TCF ANF

TCF ANF - Acces à la Nationalité Française