Exames

TEF

O TEF – Test d’Evaluation de Français (Teste de Avaliação de Francês), criado em 1988 pela CCIP (Câmara de Comércio e Indústria de Paris), é de referência internacional e reconhecido pelo Ministério da Educação Nacional francês. Trata-se de um teste de avaliação objetivo, preciso e seguro do nível linguístico dos candidatos cuja língua materna não é o francês, sendo a CCIP quem gerencia a elaboração e a correção dos testes. Os resultados do TEF posicionam os candidatos em um dos seis níveis da escala de competências definida pelo Conselho da Europa (Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas – CECR), que vai do nível A1 (introdutório) ao nível C2 (domínio da língua), e ainda, incluem comentários personalizados para cada candidato. Por isso, é um instrumento de avaliação linguística inicial (diagnóstico ou posicionamento) ou final (validação do percurso de aprendizagem do francês).

O TEF é, também, o teste de proficiência em língua francesa reconhecido pelo órgão CIC (Cidadania e Imigração Canadá) do governo federal canadense para atestar o nível de conhecimento da língua francesa dos candidatos à imigração para esse país. Cabendo a estes realizarem as provas obrigatórias e facultativas. O TEF é válido por um ano. E pode ser realizado repetidas vezes, não havendo nenhum prazo mínimo exigido entre as sessões.

O teste é adaptado às necessidades:

– DOS CANDIDATOS: para validação do nível de francês, estudos na França, imigração para um país francófono, motivação pessoal;
– DAS EMPRESAS: para processo de seleção de pessoal, promoção salarial;
– DE INSTITUIÇÕES acadêmicas de países não francófonos (estabelecimentos escolares, departamentos universitários) e centros de formação linguística que ministram cursos de francês como língua estrangeira. Mais informações e exemplos de provas poderão ser encontrados no site da CCIP.

 TIPOS DE PROVAS: O TEF é composto de duas séries de provas:

– provas obrigatórias, compostas de três partes que não podem ser dissociadas, na forma de QCM = questões de múltipla escolha.

Tipos de Prova
Duração
Estrutura
Pontuação
Compreensão escrita (CE)
60 minutos
50 questões
300 pontos
Compreensão oral (CO)
40 minutos
60 questões
360 pontos
Léxico e estrutura (LS)
30 minutos
40 questões
240 pontos
Total
2h 10
150 questões
900 pontos
 
– o candidato responde diretamente na ficha de respostas (leitura ótica);
– a maior parte das questões propõe uma escolha entre quatro respostas;
– para cada questão, há só uma resposta correta.

IMPORTANTE: Todo candidato ao TEF deve primeiramente apresentar-se às provas obrigatórias antes de inscrever-se a uma das provas facultativas .

– provas facultativas, compostas de duas partes independentes:

Tipos de Prova
Duração
Estrutura
Pontuação
Expressão escrita (EE)
60 minutos
2 temas a trabalhar
450 pontos
Expressão oral (EO)
35 minutos
2 temas a trabalhar
450 pontos
 
– as provas de expressão escrita e de expressão oral só podem ser feitas como complemento das provas obrigatórias; entretanto o candidato pode fazer uma das duas provas ou as duas ao mesmo tempo, no prazo de um ano a partir da data de realização das provas obrigatórias;
– após um ano da data das provas obrigatórias, o candidato é obrigado a refazer as mesmas. 

Resultados / Atestados 
Provas obrigatórias: a correção das três provas é feita pela CCIP de acordo com os seguintes critérios:

Resposta correta + 3 pontos
Sem resposta / resposta nula nenhum ponto
Resposta errada/ resposta múltipla – 1 ponto

Provas facultativas: 
– a expressão escrita é corrigida pelos professores da CCIP;
– a expressão oral é avaliada por dois professores de francês habilitados pelo centro de exames;
– O TEF não é um diploma, não é um certificado, é um atestado de nível de francês válido por um ano, que contém as seguintes informações:
– a distribuição de pontos obtidos e os objetivos linguísticos e comunicativos esperados, nas diferentes provas, assim como comentários detalhados de cada competência avaliada;
– uma representação gráfica dos resultados.

Deste modo, nenhum candidato é considerado reprovado pois o resultado é fornecido com base nas diferentes pontuações obtidas pelo mesmo, dentro de níveis distintos, classificando suas competências nas diferentes provas:
– Conselho da Europa: Elementar / Independente / Experiente
– Standards Linguísticos Canadense: Nulo / Elementar / Médio / Elevado.

São emitidos dois atestados diferentes, um para cada série de provas realizadas: obrigatórias ou facultativas.

A CCIP não impõe nenhum período de carência entre a realização de uma prova e outra, mas as autoridades canadenses não aceitam os resultados de candidatos que tiverem feito as provas antes do intervalo de 3 meses entre uma data e outra.

O prazo de validade do atestado das provas obrigatórias é de um ano a fim de garantir aos candidatos que não tiverem feito as provas facultativas o benefício de um ano para passar as referidas provas.

Para saber mais sobre conteúdo e modelos de provas, consulte o site oficial do CCIP -Chambre de Commerce et d’industrie de Paris – http://www.fda.ccip.fr/tef
 
Dia das provasData limite de inscrição
11/05/2016De 07/03/2016 a 08/04/2016
14/09/2016De 11/07/2016 a 17/08/2016
07/12/2016De 05/10/2016 a09/11/2016